Header Ads

ad

Hemose registra 159 doações de sangue na sexta solidária

Por:Ascom/SES

Foto: Ascom - Divulgação

O serviço de coleta na sede do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e no posto localizado no shopping Riomar registrou 159 doações de sangue na última sexta-feira, 4.  Os dados são resultantes das iniciativas de doadores voluntários, junto com as parcerias das campanhas, Gabinete Itinerante do vereador Eduardo Lima e a Defesa Civil Estadual.

“Vimos que o hemocentro está com estoques baixos e decidimos estimular a vinda da nossa equipe na Câmara para doar sangue”, informou o vereador e pastor, Eduardo Lima ao salientar das campanhas da Igreja Universal. “Essa ação já acontece na igreja Universal, está na bíblia que devemos: amar ao próximo como a si mesmo”, declarou.

Integrante da caravana, a assessora parlamentar Rosenilda Silva de Jesus comemorou sua primeira doação de sangue. “No início senti um frio na barriga. Depois é tudo muito tranquilo”, frisou ela. Luciano Alcântara também compartilhou esperança. “Estou feliz com minha primeira doação. Esse é um momento especial para todos que decidiram apoiar e participar”, comentou.

A ação coordenada pelo pastor e vereador, Eduardo Lima, foi recepcionada pelos diretores da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), Guilherme Maia, Administrativo Financeiro, e Thiago Dória, Operacional. O grupo percorreu os laboratórios onde o sangue passa por análises sorológicas, testes imunohematológicos e fracionamento em hemácias, plaquetas e plasma A visita foi finalizada no ambulatório da unidade que presta atendimento a pacientes portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias.

Parceria

No posto do shopping Riomar profissionais da Defesa Civil Estadual colaboraram com a doação de sangue. De acordo a gerente de Planejamento, capitã Emanuela, a mobilização busca incentivar a doação entre os profissionais do órgão. ”Sempre que podemos orientamos todos sobre a importância desse ato fundamental para salvar vidas”, destacou a doadora.

Estoques

Antes da pandemia do coronavírus o Hemose realizava uma média diária de 100 a 150 doações de sangue ao dia. Esse quantitativo foi reduzindo para 70 doações, depois 50. E, desde os meses de abril e maio, a unidade vem registrando de 43 a 50 doações ao dia. “Queremos contar com o apoio de toda a população para mudar essas estatísticas”, ressaltou a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, ao pontuar que o sangue coletado no hemocentro é utilizado para atender a demanda transfusional dos pacientes na rede hospitalar do Estado.


Nenhum comentário