O Serigy News apresenta a pré-candidatura de José Antonio Barroso Guimarães pelo partido PROS na cidade de Aracaju
Por: Redação
Foto: Aquivo pessoal
Nascido no dia 21 de fevereiro de 1962, em São Paulo, mas filho de sergipano. Em 2005, recebeu o título de cidadão aracajuano, concedido pela Câmara de Vereadores de Aracaju, indicado pelo saudoso vereador José Lopes, em 1996 e sobrescrito por Magal da Pastoral.
Barroso começou no rádio, em 1986, na equipe de esportes de Carlos Magalhães, na Rádio Liberdade AM, localizada na Travessa Basílio Rocha, no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju. Nesse primeiro foi escolhido o repórter revelação. O desempenho no esporte o levou para o Departamento de Jornalismo da Liberdade, comandado por Carlos Ferreira e a direção geral de Messias Carvalho.
Uma semana antes de sua morte, Barroso teve uma conversa com Glau Peixoto, que demonstrou interesse em levá-lo para a Rádio Jornal. No entanto, não foi possível, no dia 5 de maio de 1987, sofreu um grave acidente e acabou falecendo, deixando o rádio sergipano de luto.
Barroso trabalhou na Rádio Cultura, voltou para Liberdade AM e em 1990 ingressou na Rádio Atalaia AM, onde viveu um dos seus melhores momentos no jornalismo, ficando até 2002. Foi o primeiro apresentador do programa Fala Sergipe.
Foto: Arquivo pessoal - Barroso Guimarães nos estudios da Rádio Jornal FM
Atualmente é comentarista esportivo da Rádio Cultura e apresenta o programa A Voz da Fetase, todos os domingos da 6 às 8 da manhã, na FM Jornal.
Barroso Guimarães foi o primeiro apresentador de esporte na TV a cabo, na TV Cidade canal 20, programa 20 nos Esportes de 1998 a 2004, Foi professor do Curso de Radialismo no Senac, formado em jornalismo pela Universidade Tiradentes em 1996 e pós graduado em Didática do Ensino Superior pela Faculdade Pio Décimo.
Barroso foi secretário de Comunicação na Prefeitura de Itaporanga d`ajuda de 2009 a 2012 e foi apresentador do programa Debate Popular da Milênios FM também no mesmo período.
Política – Barroso foi diretor de comunicação do Centro Acadêmico da Universidade Tiradentes, onde primou pelo diálogo para resolver as principais questões da comunidade estudantil.
Em 2020, foi convidado por Sérgio Viana e Robson Viana para se filiar ao PROS, onde colocou seu nome à disposição para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Aracaju. “Quero entrar na política para dar a minha parcela de contribuição, através da minha experiência no rádio e ter visto de perto a realidade dos bairros de Aracaju”, disse Barroso, ressaltando que Aracaju precisa investir em políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos seus moradores.
Barroso Guimarães defende políticas públicas para idosos e pessoas com deficiência, melhorando a vida de que tem problemas de locomoção, como idosos, mulheres grávidas e pessoas machucadas.
Foto: Aquivo pessoal - Barroso Guimarães ao lado de sua filha Carol Guimarães deficiente visual
“Como pai de uma filha com deficiência, entendo que toda criança é especial, mas algumas delas precisam de um tratamento carinhoso e atencioso.
Precisamos promover maior conscientização social dos direitos das pessoas com deficiência, com o objetivo de proteger a sua dignidade, garantindo a sua valorização e eliminar qualquer forma de discriminação.
Além disso, precisamos lutar pela adaptação dos transportes públicos, sobretudo, no itinerário mais usado pelas pessoas com deficiência’’ acrescenta Barroso Guimarães.
Educação – Para Barroso a melhoria na educação passa pela valorização dos profissionais da área de educação, bem como de suas condições de trabalho. Toda criança tem direito a uma educação de qualidade.
“O número de arrombamento em escolas e creches públicas em Aracaju tem crescido de forma assustadora. Segurança pública é competência do Estado, mas o município pode tomar algumas providências para diminuir os roubos, como por exemplo, aumentar a instalação de câmeras de monitoramento e segurança nas creches e escolas públicas.
Em caso de roubo, as câmeras de monitoramento vão ajudar na identificação e localização dos bandidos, além de evitar novos delitos” disse Barroso.
Idosos - Atualmente cerca de 20% da população brasileira tem 50 anos ou mais. 4,4% estão acima dos 70 anos. Os dados são do IBGE, que calcula um aumento considerável desta faixa da população nas próximas décadas. Isso representará uma mudança no perfil social brasileiro. Mais um motivo para investir em políticas públicas para os idosos, uma vez que o nosso país está envelhecendo, assim como aconteceu na Europa.
O que fazer em Relação a esses dados apresentados acima?
“É crescente o número de pessoas que chegam aos 60 anos trabalhando plenamente, as empresas não têm políticas voltadas para a contratação de trabalhadores mais maduros. Isso pode acarretar graves problemas, uma vez que a população do Brasil tem envelhecido rapidamente. É preciso avançar em programas para manter esses profissionais no mercado de trabalho. Aracaju precisa investir na simplificação de tecnologias para ajudar os mais velhos no trabalho” acrescenta Barroso.
Comércio - Barroso Guimarães defende a valorização das empresas instaladas em Aracaju e ressaltou a importância desses empresários na geração de empregos, principalmente durante a pandemia do corona vírus.
Para Barroso, o pequeno comerciante é o mais penalizado nessa crise que instalou no país. Sem dinheiro e crédito para tocar o seu negócio, está sendo muito difícil manter empregos e até mesmo a sobrevivência do próprio negócio.
“Durante algum tempo, a política do governo tem sido dar incentivos a empresas de outras cidades e até mesmo de outros estados, esquecendo do comércio local, que há muito tempo não recebe apoio para se manter ativos e com possibilidade de crescimento” falou Barroso.
Barroso disse que buscar novas empresas é muito importante, mas não pode esquecer dos pequenos empresários que já estão instalados em Aracaju há muito tempo e que geram renda emprego em nossa cidade.
Esporte – “Criar escolinhas nos bairros de Aracaju, um projeto social esportivo, com o objetivo de tirar os jovens do caminho das drogas. Os garotos não pagarão mensalidade, desde que tenham boas notas na escola.
Se o aluno da escolinha não se transformar um grande jogador, pelo menos, se transformará num verdadeiro cidadão” acrescenta Barroso.
Ciclovias – Barroso diz que a construção de ciclovias representa um enorme passo em direção a cidades mais justas, mais inclusivas e mais democráticas.
O Serigy News apresentou José Antonio Barroso Guimarães, pré-candidato a vereador por Aracaju pelo partido PROS.
Deixe seu comentário