Header Ads

ad

Eleitores de Riachão do Dantas vão às urnas para escolher novo prefeito neste domingo

Por G1 SE

Votação será de 8h às 17h. Eleição suplementar foi convocada após a cassação dos mandatos da prefeita e do vice, eleitos em 2018 e afastados por divulgar pesquisa eleitoral proibida e tendenciosa, sem registro na Justiça Eleitoral.

A votação estará aberta de 8h às 17h — Foto: Roberto Jayme/TSE/Arquivo

Os eleitores de Riachão do Dantas, vão às urnas neste domingo (1º), para escolher um novo prefeito. A votação estará aberta de 8h às 17h. Três candidatos estão na disputa para exercer o mandato até 31 de dezembro de 2020.

Manuela Lisboa Costa (Manuela Costa) - Partido Social Cristão (PSC) – 20
Pedro Santos Oliveira (Pedro da Lagoa) – Partido dos Trabalhadores (PT) – 13
Simone Andrade Farias Silva (Simone de Dona Raimunda) - Partido Comunista do Brasil (PCdoB) – 65
São 16.290 eleitores aptos a votar, divididos em 66 seções eleitorais, em 22 locais de votação.

A eleição suplementar foi convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), após a cassação dos mandatos da prefeita, Gerana Costa (PTdoB), e do vice-prefeito, Luciano Goes Paul (PSB). Eles foram condenados por divulgar pesquisa eleitoral proibida e tendenciosa, sem registro na Justiça Eleitoral, na véspera da campanha eleitoral de 2016. O processo de afastamento se arrastou até o Tribunal Superior Eleitoral.

Após o resultado em última instância, o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Santos Oliveira, do PT, assumiu interinamente a prefeitura, no dia 5 de setembro de 2018.

Propaganda proibida
Durante o domingo de votação, é proibida qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de candidatos. Também não é permitida a aglomeração de pessoas com roupas padronizadas, assim como bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos.

Na cabina de votação, o eleitor não poderá portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação, ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Os celulares e qualquer outro dispositivo multimídia devem ser entregues aos mesários antes de o eleitor ingressar na cabina de votação.

O que pode?
O eleitor pode se manifestar individual e silenciosamente a preferência por partido político, coligação ou candidato. Também é permitido levar uma cola com o número do candidato para a cabina de votação.

Nenhum comentário